4.9.12
Exclusivo: Te presentamos la Prumo, la nueva tipografía del diario La Nación de Buenos Aires
Hace unos días se conoció el rediseño del diario La Nación. Más allá de varias novedades visuales, de contenido y de morfología, lo más destacado ha sido que ha muerto la Bodoni en sus páginas. En exclusiva, hablamos con el tipógrafo portugués Dino Santos, el creador de la nueva tipografía que viene a reemplazar la creada por Giambattista Bodoni, en 1763.
1. Como Prumo nasceu?
O que fizemos foi interpretar o conceito de tipografia didonica (Didot+Bodoni) partindo de uma análise da sua estrutura, do seu esqueleto. Começamos por desenhar uma versão muito fina e sem contraste (Prumo Text Hairline) e partindo daí para uma versão mais grossa e muito contrastada (Prumo Display Black), tal como a Bodoni. Porém o nosso objectivo era fazer uma viagem tipográfica, desde finais do século XVIII até metade do século XIX. Para completar o percurso tipográfico, decidimos desenhar uma versão pouco contrastada, que remetesse para as tipografia egípcias como a Clarendon (Prumo Slab Black). Todo o restante trabalho tipográfico foi desenvolvido pela interpolação destes três eixos, resultando numa família tipográfica com 92 fontes.
2. Por que você acredita que ela está relacionada com a Bodoni?
A relação da Prumo com a Bodoni é perfeitamente circunstancial. Partimos da estrutura de uma Bodoni, para algo mais contemporâneo, de modo a fazer uma ruptura suave com o passado tipográfico do La Nacion.
3. Como veio o Prumo poderia conseguir para La Nación?
Em 2011, Javier Errea, perguntou-me se eu estaria interessado em desenhar uma nova tipografia para um jornal argentino que ele estava redesenhando. O objectivo era desenhar uma tipografia que, de certo modo, tivesse algo de Bodoni (fonte que era utilizada na versão anterior do La Nacion). Apartir daí foram alguns meses de trabalho até culminar numa família tipográfica muito extensa e complexa, à qual acrescentamos, muito recentemente, uma versão condensada (Prumo Condensed) para ser utilizada em revistas e suplementos.
4. Você acha que pode funcionar Prumo ao logotipo do jornal?
Claro que a Prumo poderia funcionar para o logotipo do jornal, embora com alguns retoques.
O problema de um redesenho consiste na alteração da imagem de marca da publicação, e isso não era necessário, por isso, embora tenhamos redesenhado o logotipo do La Nacion, ele sofreu apenas leves retoques, quase invisíveis.